Evento: O problema do conceito de Liberalismo

17/03/2021 10:27

A Rede de Estudos Interdisciplinares sobre Liberalismos, iniciativa de docentes da UFOP, convida a todos para participar do evento “O problema do conceito de Liberalismo” que será realizado virtualmente no dia 09 de abril de 2021, das 09h às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no seguinte site, onde há mais informações sobre o evento:
https://www.sympla.com.br/o-problema-do-conceito-de-liberalismo__1148932

A proposta de uma Rede de Estudos Interdisciplinares é ampliar e aprofundar a reflexão sobre o liberalismo político no ambiente universitário brasileiro, oferecendo um espaço capaz de congregar pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas áreas, filiações disciplinares e perspectivas teóricas.

Os ataques aos pilares da democracia liberal têm uma longa história em nosso país, à direita e à esquerda do espectro político. Não raro, infelizmente, os próprios ‘liberais’ empobrecem o debate ao reduzir tal tradição a uma doutrina econômica e à crença nas supostas virtudes do ‘Estado mínimo’. Deslegitimado ‘por fora’ e enfraquecido ‘por dentro’, o liberalismo brasileiro tem diante de si ainda um longo caminho até atingir a maioridade e a plasticidade que é sua marca em outros países.

É revelador, porém, que numa época em que muitos falam em ‘crise’ da democracia liberal, amplia-se o número daqueles interessados no legado político do liberalismo, a qualificar a discussão a seu respeito e a promover um trabalho de esclarecimento, sem o qual estaremos condenados a perpetuar o perigoso fascínio pelos extremos.

A iniciativa pretende ser tão plural quanto possível, contemplando as distintas perspectivas teóricas e disciplinares que se dedicam ao legado político liberal. O que se busca não é a promoção de um determinado conjunto de ideias, mas o rigor analítico com que devem ser historicizadas, analisadas e debatidas. Liberalismos há de ser, antes de tudo, um fórum do pensamento aberto, não um “think tank”.    Organizadores Bruno Camilloto, Giulle Vieira e Sérgio da Mata.